Cachoeiras do Nordeste: Paraíba

Olá amigos viajantes, saudações!

Não, você não está lendo errado. Hoje vou escrever sobre a viagem que eu fiz para uma cachoeira na Paraíba.

Pois imagine você, que no nosso nordeste tem de tudo mesmo, até cachoeira. E não são poucas não, viu?

:: Cachoeira do Roncador
Bananeiras Pirpirituba, Paraíba

https://rolepelomundo.wordpress.com

A Cachoeira do Roncador fica em Bananeiras Pirpirituba, Paraíba, a 167 km de Natal. Tem, aproximadamente, 40 metros de queda e é a maior da Paraíba.A maior cachoeira fica em natuba que tem 77 metros de queda d`agua“, correção feita pelo leitor William. Obrigado amigo.

https://rolepelomundo.wordpress.com

A região da Cachoeira do Roncador faz parte de uma Área de Preservação Ambiental – a APA Roncador, criada pelo decreto estadual nº. 27.204 de junho de 2006.

Infelizmente é comum encontrar lixo nas proximidades e até na própria área da cachoeira, deixado pelos nativos e turistas, que ainda não entenderam que a natureza não é capaz de regenerar o lixo sozinha. Pelo menos não em pouco tempo. Rosa murcha

:: O Acesso

O Acesso à Cachoeira se dá através de uma trilha por entre bananeiras, que deve ser feita a pé até a base da cachoeira.https://rolepelomundo.wordpress.com

Não é difícil, a trilha é praticamente plana, o que incomoda mesmo, e que se tem que ter cuidado, são os que resolvem ir de moto pela trilha e pode acabar ocasionando um acidente.

O início da trilha fica em um restaurante, onde deixamos os carros, acerca de 6km do centro de Bananeiras.

:: Acampar

Em uma das vezes que fui à Bananeiras, fui com o intuito de acampar na cachoeira.
Chegamos à noite, e fizemos a trilha até a cachoeira, tudo muito legal.

Só que quando armamos as barracas e nos preparávamos para relaxar, percebi um indivíduo um pouco prá lá de ébrio, arriado nos arredores da cachoeira.

Foi um corre-corre para desmontar tudo e procurar um hotel na cidade… Mas foi bem melhor assim.
Se tivéssemos ficado, teríamos acordado rodeado por algumas dezenas de visitantes.

Enfim, em resumo, eu não recomendo acampar no Roncador.

https://rolepelomundo.wordpress.com

:: Hospedagem

Bananeiras caiu no gosto dos turistas de aventura e dos que procuram os festivais de inverno da região (embora sua vizinha, Areia, seja mais conhecida e concorrida) de sorte que não é difícil encontrar pousadas e hotéis 2 estrelas para pernoitar.

:: A Minha Trip

Eu já fui ao Roncador algumas vezes. Eu gosto de lá, é um passeio agradável e uma oportunidade para fazer um rapel molhado também. É perto de Natal então dá para fazer um bate-volta.

Sempre vou por Passa e Fica, pela BR-226. A estrada não é das piores e ainda tem a oportunidade de dar uma parada para ver a Pedra da Boca, em Passa e Fica, e fazer mais uma trilhazinha, ou mesmo pernoitar (Aí sim, dá para acampar sem problemas, pois tem um camping).

 https://rolepelomundo.wordpress.com

A última vez que fui, foi em um feriado prolongado, em uma viagem com os ApN’s (Aventureiros por Natureza). Aproveitamos para fazer a Cachoeira do Roncador, e o Roteiro dos Engenhos e Cachaças da Região e trilha da reserva da Mata do Pau-Ferro.

Nos hospedamos em Areia, que usamos como cidade base.

Essa região é ótima para eco-turismo e turismo rural, dada a existência de hotéis-fazenda.

Recomendo a viagem!

https://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comCavalgada em AreiaTrilha Pedra da Bocahttps://rolepelomundo.wordpress.com

https://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.com

https://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.comhttps://rolepelomundo.wordpress.com


Até a próxima!

R.M.

In God we trust!

Post escrito ao som de Catedral – 20 anos na estrada. Ao vivo

10 comentários sobre “Cachoeiras do Nordeste: Paraíba

  1. Gostei muito do post. Mas a cachoeira do Roncador não fica em Bananeiras, ela fica nas mediações da cidade de Pirpirituba. Entre as cidades de Pirpirituba-PB e Borborema-PB. Sim existe algumas formas(trilhas) de ir por bananeiras, mas o comum e mais usado é saindo da cidade de Pirpirituba. Agora em novembro estou saindo do rio pra visitar parentes em Lagoa de Dentro-PB. Vou visitar a Cachoeira do Roncador, morei 5 anos perto mas só fui uma vez. Grato pela postagem

  2. Olá amigo!

    Gostaria de fazer uma pequena ressalva em relação à possibilidade de acampamento no roncador.
    Acampo no roncador a cerca de 4 anos e nunca tive problemas.
    recomendo entrar em contato com dona Lurdes e seu José, os donos do restaurante citado, pois eles são muito ressepitivos e permitirão acampar próximo ao restaurante.
    Para aqueles que vão a primeira vez, recomendo ir acampar em grupos de no mínimo oito pessoas, já que o lugar é um pouco ermo.
    No mais, parabéns pela matéria.

    • Olá Henrique!
      Obrigado pelo comentário e pela ressalva.

      Quando me referi em acampar no Roncador, era aos pés da cachoeira mesmo, perto do restaurante abandonado…
      No restaurante da da. Lurdes é primeira, como você falou.
      Obrigado pelo adendo.

      Abs

      R.M.

      In God we trust!

  3. Finalmente vc resolveu escrever !!! Parabéns!!!! Achei essa viagem a minha cara, completamente!!! Mas tu tava feio viu, naquela foto de bigode e cavanhaque. Ainda bem que vc já passou dessa fase.!!! Quero fazer essa viagem!

Deixe um comentário