Expedição Villarica – Dia 02: Montevidéo

¡Hola viajantes!, ¿que tal?

Hoje acordei na intencao de ir a Punta del Leste.
Mas quando conversei com a recepcionista do hotel ela logo me recomendou adiar: "Esta a hacer mucho frio!!!"
E estava mesmo. Alias, esta.
Ontem a temperatura estava agradavel, ate calorzinho mesmo.
Mas a noite choveu, e hj, mesm com o sol, a temperatura nao passou de 20 graus.
Agora a noite esta 16, segundo os termometros de rua. Va-la, 18, entao. rsss
Mas esta aquele friozinho agradavel, nada de morrer.

Ja que punta mixou, pensei ca com meus botoes: hj eh domingo! Domingo eh dia de que???
Acertou quem respondeu praia e shopping! rssss*
Mas praia, nesse frio?
Veios, ha quem goste.
In fact, quando estava tomando o desayuno (cafe da manha), conversei com uma galera da Holanda e USA que estavam indo a praia (Rio), bem perto do hotel onde estamos.
Bom… Eu nao vim de tao longe para tomar banho de Rio. Ainda mais num frio desses.
Arrumei minhas coisas e fui conhecer a origem de Montevideo.
Segui para Ciudad Viejo (algo como nossa Ribeira), onde se deu inicio a construcao da cidade.

Ciudad Viejo

Eh super facil chegar na Ciudad Viejo. Seja de taxi, onibus, a pe…
alias, se pensam em alugar um carro, a cidade eh super bem sinalizada.
As ruas, pelo menos hj, que eh domingo, sao tranquilas.
Mas taxi eh super barato, tmb.

No inicio (ou fim) de Ciudad Viejo esta a praca da Republica
Uma praca enorme, com uma grande estatua em bronze de um cara em um cavalo (nao sei quem eh, desculpem).
Lgo em seguida, encontra-se o portao de entrada de Ciudad Viejo, que eh um portal de pedra, da origem da cidade.
Ao lado esta o Teatro Solis.
Uma construcao imponente, neo-classica, com mais de 150 anos, recentemente reformada e aberta a visitacoes e, claro, espetaculos.
Ha visitas guiadas todos os dias, custando 2 reais a visita em Espanhol e 4 reais em portugues.
O que me chamou a atencao foi a quantidade de Uruguaios que estavam fazendo o passeio.
Eles se interessam pela historia de onde vivem. Dei valor.
O teatro eh bonito. Vale a pena a visita.

A partir do Solis, recomendo andar a pe pelas ruas, ate o mercado do porto, pois tem muitos, muitos museus, pracas, tem a Catedral, e outras atracoes, todas proximas.
Alem disso, tem ruas so para pedestres, que pasam por estas atracoes.
Como hj era domingo, a maioria estava fechada…😦

Bom, estou eu seguindo pela peatonal (rua de pedestres), quando encontro uma praca e um Mc Donalds.
E ai vai a sua resposta, Bruno. Um combo do Big Mac, aqui, custa….140 pesos urugaios. Ou 14 reais.
O combo do Burger King, um pouco menos, 110 pesos ou 11 reais.
Na saida do Mc, abordo um seguranca para perguntar o camnho para o Mercado do Porto.
Ele chama um mendigo (um dos poucos que vi) para perguntar.
O mendigo, Alexandro, se mostrou super simpatico e inteligente, veio me dar aula de historia.
Poxa, nao quis perguntar, mas acho que alguma adversidade o vitimou.
Ele falava um pouco de ingles e portugues… Sei la…
Bom, foi um encontro inusitado, isso foi.
Informacao dada, tive que dar umas pratas, dois reais, para o cara.
Mas quando vou seguindo a rua, ele pergunta: ¿Queres marijuana?
Eu parei, tentando entender a pergunta, e ele repetiu.
So ai foi que percebi que o cara tava meoferecendo maconha.
Puuutzzz!! Que onda!
Agradeci a oferta, mas nao, obrigado! Nao curto!
E segui meu caminho.

Eu ja tinha lido relato de alguns viajantes sobre a maconha no Uruguay, mas so ai prestei atencao, e vi que era verdade.
Apesar de bem policiada, uma galera degente fuma o seu "unzinho" na frente, pasmem, da policia!
E aqui eh proibido o consumo.
Bom, mas que eu vi, eu vi.

Confesso que depois deste episodio redobrei a minha atencao.
Os caminhos que vao ao mercado do porto, e ao porto, enfim, mesmo sendo para pedestres, no domigo, como falei, eh deserto.
pouquissimas pessoas nas ruas.
Vale, e muito, a cautela.
Antes estava encantado com as construcoes antigas, etc.. depois disso apressei o passo.
afinal estava na cara que eu era turista.
Os montevedianos sao muito elegantes, e como estava frio, todos estavam com casacos, ternos, botas, encharpes.
Eu? Eu estava de bermunda, tenis e camisa! Kkkkkkkkkkkk
Mas nao passei frio, veio. Juro!
Voltando…
Apos caminhar algumas quadras cheguei ao mercado.
Lotado de turistas, maioria de um cruzeiro que estava ancorado no porto, a cerca de 500m dali.

Mercado do Porto

O mercdo do porto eh um complexo de restaurantes, amioria de assados (churras).
A diferenca eh que os churras aqui sao assados na lenha.
Nada de carvao.
No mercado voce vai encontrar diversas opcoes e diversos precos.
Pesquise!!!
Nenhum tem rodizio e os pratos sao individuais.
Ou seja, se vc pede carne, so vem carne.
Se quer salada, tem que pedir a parte.
Arroz tmb (quando tem).
O melhor corte da casa eh o vacio.
Mas como sou fa da picanha… Adivinha o que pedi?
A Picanha mais cara que ja comi, 40 reais por 400grams.
Mas valeu cada centavo.
Olhe… Nao sei se foi a lenha, ou a carne mesmo.
Foi a picanha mais macia e saborosa que ja comi.
Muuuito gostosa.
Ja a coca-cola… pQP 7 reais a garrafinha de 290. Carissima.
Mas eu escolhi um restaurante caro, mesmo.
Depois vi outras opcoes muito mais em conta, e com um padrao tao om quanto.

Uma dica: quando vc senta, eles empuram uma cesta com paezinhos, e biscoitos. consume, se nao me engano.
Bom, isso paga, ok? Nao eh cortesia. Entao, vc, gentilmente, agradeca, mas nao, obrigado. A menos que queira.

Outra coisa, a gorjeta.
A gorjeta aqui, de fato, eh opcional.
Nem vem na conta (que vem em real, pesos argentinos, dolares, pesos uruguaios).
o de praxe sao os 10%.
Nao eh obrigado, mas eh de bom tom. rsss*

Depois do almoco, nada como uma caminhada a beira mar para fazer a digestao.
Legal, bonito, mas… estava ficando frio. Recebi o vento forte, direto do mar(?), e ai resolvi seguir com o meu tur.

Ciudad Vieja eh bastante policiada.
Cada esquina um policial.
Mas isto faz pensar: e na esquina que eles nao estiverem?
Deu para entender?
Visitem Ciudad Vieja, mas nao saiam das zonas turisticas e nao carreguem nada para chamar antecao.
E principalmente: SAIAM ANTES DE ANOITECER. Essas orientacoes nao sao minhas, mas da policia, a quem pedi informacoes.
Quanto a mim, so passei um susto, quando um otario, visivelmente drogado, veio me pedir grana.
Mas nada demais, a policia estava do lado. So ouvi alguns xingamentos.
Mas, novamente, nao to querendo tocar terror.
Se vcs forem em dias uteis, o movimento deve estar a toda, pois sao muitas lojas.
Nao ha problema. Mas cautela eh legal.

Montevideo Shopping

Ja passavam das 4 da tarde, quando sai de Ciudad Vieja em busca da civilizacao.
E que lugar melhor que um templo da civilizacao consumeirista? Fui ao shopping!
O shopping fica localizado no bairro de Pocitos, o mesmo onde estou hospedado, e nao eh la essas coisas.
O que me chamou a atencao foram os precos: muitos em dolar americano.
isso mesmo: nas etiquetas, dolar ameriacano.
Mas nao se iludam. Nada barato.
Precos iguais ou mais caros que os praticados no Brasil.

Bairro de Pocitos

Quando estava planejando esta viagem, estava pensando em me hospedar em Ciudad Vieja (viram do que escapei?), mas gracas as fortes recomendacoes de Ricardo Freire (blogueiro do Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/), fiquei no bairro de Pocitos.

O bairro de Pocitos eh lindo.
Eh um bairro residencial/comercial, classe media e media alta.
Super tranquilo para caminhar, andar de bike, ecom tudo perto.
Irish Pubs, restaurantes, supermercados, shoppings, praia, tudo.
Lembra muito o Maracana, no Rio, e a Moema, em Sampa.
Quando perguntei ao policial se era tranquilo o bairro, ele falou que poderia camnhar sem problemas.
E eh assim mesmo.
Muitas pessoas caminhando com seus perros, e velhinhos com seus netos, super legal.
E limpo. Muito limpo!
As ruas, da gosto de ver nao so aqui, mas em Montevideo no geral.
Muito limpas. Mas tmb, muitas lixeiras a disposicao do povo.
Entao, a quem vier, recomendo ficar neste bairro.

Cambio

Ja dei uma entrada no assunto quando falei dos precos no Mc Donalds, mas vamos a um post so sobre isto.
Os reais, dolares, pesos argentinos sao bem aceitos aqui, por isso nao se preocupem em trocar antes de vir.
Alguns lugares recebem em reais ou dolares.
A cotacao aqui eh livre, ou seja, cada casa pratica seu preco.
Dica: a PIOR cotacao esta no aeroporto.
NAO TROQUEM MUITA GRANA NO AEROPORTO.
Exemplo?
Cotaco no aeroporto: real 1 — 6 pesos
Dolar 1 — 14 pesos

Cotacao nas casas de cambio
Real 1 — 10,6 Pesos (variando mais e menos)
Dolar 1 — 18,9 Pesos (variado mais e menos)

Fazendo umas contas rapidas, percebe-se que nao vale a pena fazer cambio no Brasil (real por dolares), pois a diferenca eh pequena e vc vai perder dinheiro nas trocas.
Melhor trazer real e trocar por pesos. Nao se preocupem: todas as casas que eu vi trocam real.
Alguns comerciantes aceitam (mercado, inclusive), mas praticam sua propria cotacao (a maioria das vezes para menos).

Compras no Duty Free

Uma galera me perguntou sobre o Duty Free, entao la vai

Em Sao Paulo, os produtos estao levemente mais caros, mas a variedade dos concorridos (iPOD, Oculos, Relogios, etc) eh menor e acaba rapido
Vale a regra de reservar.
Outros produtos a diferenca chega a USD 50,00, como um oculos que eu vi. Aqui estava mais barato.
em Sao Paulo vc pode converter conta em reais e parcelar em ate 7x no MC e 5x no Visa.
A taxa varia, mas estava a 1,76.
Por isso mesmo os produtos la sao mais caros, ok?

No aeroporto de Carrasco, o iPOD touch 8gb 4g estava custando 435, dolares.

Dica:
Acesse os sites dos Duty Free e compare os precos.
Vale reservar.

Duty Free Uruguay
http://www.dutyfree.com.uy/

Duty Free Brasil
http://www.dutyfreedufry.com.br/Default.asp?cookie%5Ftest=1

Eh isso!

Amanha tem mais e posto as fotos, ok?

Abs

R.M.

Deixe uma resposta

