Expedição Villarica – Dia: … – Buenos Aires

** PROLOGO **

Eh final de tarde.
Estou no hotel, esperando a hora de embarcar no barco que cruzara o Rio del Plata e me levara a capital Argentina.
Meus amigos seguiram viagem a la Montevideo.
Na memoria, a despedida, enquanto o Peugeou 407 sumia descendo a av. Gal. Flores.

E a certeza de que nao os verei mais, ja que nao tenho Facebook… :0(

Estou lendo meu livro.
Um minuto para mim, ja que o destino e as oportunidades nao o haviam me dado.

De repente, uns acordes conhecidos, de varios violinos, me roubam do livro.

Eu conheco esses acordes. Me sao familiares.
Sim! La Cumparsita!!! Com violinos! QUe lindo!!!
Em seguida entram os demais instrumentos.
Fecho os olhos.
Volto aos meus 08 anos.
Estou no Pq das Serras.
Familia toda reunida, comemorando o niver de mamae.

Na ponta da mesa, de costas a porta, esta Vovo Carlos. Com seu habitual copo de cereja, sua barriga de 18 meses, mas calca e camisa muito bem engomadas.
Tio Carlinhos tmb esta. So que com um cigarro na mao.
Nao gosto. Peco para ele apagar, e sou prontamente atendido.

Meus primos de Brasilia e Recife tmb nos visitam.
Estamos brincando.
Mostro a eles o presente que ganhei: um LP de Tango.
Coloco na vitrola, e o priomeiro tanho comeca. La Cumparsita.
Tio Carlinhos, como que num passe de magica, pega sua pareja e desliza pela sala do velho apto.

Todos aplaudem.
Todos estao felizes.

Foi o ultimo aniversario que vovo Carlos passou conosco… Que saudades dos meus 08 anos.

************

Meu buque (barco) sai as 20:30.
Chego cedo para os tramites alfandegarios.

Me agarro ao livro, estou doido para terminar de le-lo, entao vou a uma parte mais isolada do porto, ao que me acompanha um americano de cabeca branca.
Nesta parte do termnal somos so nos dois. E os livros.

Mais uma vez o silencio eh rompido.

Uma gringa, de cabelos vermelhos, alta e de meia idade, discute com o senhor.
Nao faco questao de traduzir. So paro de ler.

Ela se vai.
Ele lhe grita, com ironia: "Have a nice daaay"
A passos largos ela se ia, mas delicadamente se vira, mas sem parar de andar, lhe levanta o dedo medio e segue seu caminho.

Fim do Prologo

My Buenos Aires no es mas tan querido.

Hola viajantes, que tal.

Estou em Buenos Aires, cheguei ontem, e ja deu para sentir a vibe daqui.
Compleatmente diferente.

No taxi, ja sou recomendado a tomar cuidado com notas falsas.
Nao pagar contas pequenas com notas altas.
Olhar ou marcar as notas que entrego,.
ANdar na frente, nos taxis (valeu Karla) e outros cuidados, sao necessarios.

Eu sei que estou na Argentina, porque os portenhos nao sao tao alinhados como os Uruguayios. Nao sei se pelo dinheiro ou pelo descaso mesmo.
Os Uruguayos sao alinhadissimos, a todo o tempo.
Os portenhos…
No Uruguay vc imagina que esta na Europa. So se ve brancos. loiros, de olhos claros.

Aqui a bagunca eh grande. rssss

No dia seguinte, vou resolver minhas passagens para Trelew e Peninunsales Valdez.
Nao demora muito, para eu ver uma senhora aparada pela policia, com a testa ensanguentada… Acabara de ser assaltada, coitada.

Malditos trombadinhas, FDP, sem vergonha.
Que ardam todos no fogo do inferno infinito.
Tmb os politicos, corrutos, sem vergonha, que roubam milhoes e causam essa desigualdade.

Buenos AIres nao esta, nem de longe, a cidade que eu anteriormente tinha escolhido para morar.

Vir de Montevydeo e Colonia, cidades pacatas, e encontrar, assim que saio a rua, este tipo de violencia, abala a minha moral e impressoes da cidade.
Paradas resolvidas, precos levantados, sigo para o metro (subte).

Cuidado redobrado.
Mas o metro esta bem policiado.
Andar na Florida, que antes me acalmava, entertia, agora me deixa tenso.
Fico olhando por cima do ombro, mudando de calcada e direcao. E quando chego a Corrientes… mais um alvoroco.

Uma senhora, esta gringa, acabara de ter seu relogio tomado por outro trombadinha.
Eh a gota d`agua para mim.
Cansei de Buenos Aires, nao foi para isso que vim passar ferias.
Quero paz e tranuilidade.

Voo as Aerolinenas Argentinas para comprar minha passagem,.

Inicialmente iria ficar 5 dias em Buenso Aires
Agora so penso em sair daqui.
Fui e voltei sei la quantas vezes ao Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, e nunca vi nada parecido.
Fechei minha passagem para sabado na primeira hora.

Nao quero me preocupar com notas falsas, andar olhando por cima do ombro, ficar cheio de dedos. Quero relax.

Para terminar a noite, os novos amigos do hotel resolvem3 jantar no Siga la Vaca.
Vou com eles.
Puuutz… TERRIVEL!!!

A CARNE DO SIGA LA VACA ESTA TERRIVEL!!!
Ja foi muito boa, inclusive recomendei antes. Mas agora, nao va.
Tmb, o rodizio custando 25 reais com sobremesa, uma garrafa de vinho ou 1 litro de cerva ou refri… imagine ai…

Ah um outro rodizio, uma quadra depois, o Freddys, parece melhor,.
Mais caro eh.
Isso fecha as minhas impressoes da cidade.

Buenos Aires, que antes estava eleita como uma das minhas moradas quando me aposentasse, agora mudou. Agora vou para MOntevideo.

Informacoes e dicas

O cambio esta superfavoravel aos brasileiros, e, novamente, nao se faz necessario chegar com Dolares.
1 real esta, variando de casa de cambio e banco, 2,00 a 2,30. Batendo perna encontra cotacoes melhores.

Se quiser comprar no comercio, tmb eh bem aceito.
Alguns aceitam a 2,50, dependendo da compra.

1 dolar esta entre 4,00 a 4,20.
Querendo comprar em dolar, tmb tra valendo.

Em taxis, procure pegar somente os de cia. Tem o nome na porta do passageiro.

Isso nao impede de vc ser enrrolado, mas minimiza muito.
Alem disso, se receber nota falsa, anote o numero do carro e fale com a policia. Tem um em cada esquina.
Alguns tem GPS. Eles tem a iniciativa de ligar, mas vc pode e deve pedir para ligar.

Apesar do dinheiro estar valorizado, nao se iluda.
Os precos de tudo dobraram.
Nao ah nada de baraaato em Buenos Aires.
Exceto os taxis. Ai sim, ainda eh barato.

Duvidas do Bruno

Bruno, o preco do Big MAc eh 20 pesos. Ou 10 reais, em media.

A gasolina esta custando 4,999 pesos argentinos e o salario minimo da Argentina eh 450 dolares.
Aqui, assim como no Uruguay, o McNifica esta na promocao por 10 pesos.

No Uruguai
Salario Minimo 200 dolares

Gasolina aditivada ou normal 33,60 pesos uruguayos
Alcool nao tem,
Diesel 32,50
Diesel adt 40.80

Show do U2

O show vai rolar em outra cidae, distante 200kms de Buenso Aires.
Taxi para la esta 420 pesos.

Se quiser que ele espere, 40 pesos a hora de espera.
To com o telefone do vagabundo, pra quem quiser.

Por enquanto eh isso.
Aqui a pouco estarei no frio agradavel de 12 graus a maxima,mergulhando com os pinguins. rsss.

Abs

In God we trust!

Um comentário sobre “Expedição Villarica – Dia: … – Buenos Aires

  1. Pingback: 3 dias em Buenos Aires – Buenos Aires in 3 days « Rolé pelo Mundo – Around the World

Deixe uma resposta

