Feliz Natal Luz–Gramado, RS

Hotel Laje de Pedra

Amados, no momento que escrevo, estou sendo observada por um Passarinho muito gracioso q tem o bico e a cabeça, na cor vermelha. Passeia graciosamente no parapeito da minha varanda, enquanto gorjeia algo q não consigo entender. Mas sei que é algo muito Bom. Ele ou ela, costumava vir aqui, brincar com a Minnie. Agora vem muito raramente, mas, sempre q algo bom está para acontecer.

Falemos da viagem ao R.G.Sul, as Belezas de Gramado e os encantamentos da viagem,. Natal Luz em Gramado

Por enquanto, peço para observarem o Chalés e o Hotel onde ficamos hospedados. Vocês poderão clicar nas diversas alas do Hotel Resort (ex. Capitão Quati, etcc), e poderão compreender a Magia, o Luxo, os serviços oferecidos num Hotel 5 Estrelas – Padrão Internacional e que nos dois últimos anos, ganhou o premio de Melhor Café da Manhã – da Região. Você pensa q está vivendo um Sonho; Um lindo e Fantástico Sonho.

Para que vocês possam vivenciar e/ou comungar conosco das Maravilhas , irei descrevendo em doses homeopáticas para despertar em vocês o desejo de viver algo semelhante. Lembrem-se “Tudo é possível aquele que Crê”.

Com o coração repleto de GRATIDÃO, expresso o meu eterno reconhecimento a Rômulo, que foi um Cicerone inigualável e que sem ele, nada disso teria sido possível.
Muito Obrigada Filho, a recompensa virá de Deus

Natal Luz em GramadoNossos agradecimentos também a Rosane que nos permitiu transmutar ao mundo infantil, a beleza, o desprendimento, a inocência, ao sorriso de FELICIDADE PLENA, vividos através da convivência com a encantadora ISABELLY, quando nos confiou usufruir da companhia de Belinha.

Obrigada Rosane, Obrigada Romulo; Obrigada Belinha; Obrigada a todas as coisas do Céu e da terra.!!!!

Beijos, Nós.

Breve – os próximos Capítulos. – Aguardem!!!. Obrigada.”

Introdução por Carliz Soares, minha amada mãe.

Olá viajantes, saudações! Feliz Natal!!!

Papai Noeeeeeeeeeel

Pela magistral introdução feita pela Da. Mamãe, já sabem para onde fomos, não é? E trazemos dicas quentinhas e muito boas para vocês aproveitarem esse lugar fantástico, que transmuta em algo mais lindo ainda nesta época do Natal.
Gramado/ Canela é um sonho que merece ser vivido. E para quem pensa que é caro, continue lendo.

A Cidade

GRAMADO

Portico
O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.


ASPECTOS HISTÓRICOS
Corria o ano de 1875 quando chegaram as terras do atual Município os primeiros colonizadores, José Manoel Corrêa e cinco filhos homens, que se estabeleceram onde hoje assenta a Cidade, e Trintão José Francisco de Oliveira e Leonor Gabriel de Souza, que se fixaram no local chamado Linha 28.

Com o decorrer do tempo, descendentes dos primitivos imigrantes alemães e italianos se estabeleceram na região. Ate 1904, era o território parte integrante do Município de Taquara, então Taquara do Mundo Novo, do qual veio a tornar-se o 5.° distrito, com sede em Linha Nova. No mesmo ano era criado um Cartório de Notas e Registro Civil. Entre os habitantes que mais contribuíram para o desenvolvimento do Distrito, figuram João Leopoldo Lied, escrivão, José Nicoletti Filho, 1.° subintendente do Município, Pedro Benetti, comerciante, e outros.

Natal Luz em GramadoEm 17 de janeiro de 1913, verificou-se a transferência da sede distrital para o local onde hoje se ergue a Cidade. A princípio, fora escolhida a denominação de Dinizópolis, em homenagem a Diniz Martins Rangel, na época chefe político e Intendente de Taquara. A opção pelo novo sitio devia-se à notícia de que uma ferrovia iria passar por ali.

Prevaleceu o topônimo Gramado, inspirado na existência de um terreno recoberto de grama e com frondosas árvores, utilizado como local de parada e repouso de viajantes. Em 1914, concluiu-se a construção de uma capela, e a 7 de maio de 1917 era criada a paróquia de São Pedro.

Era já então evidente o progresso, tornado manifesto pela instalação de uma Agência do Correio e de um escritório do Banco Nacional do Comércio em 1918; de iluminação elétrica, dois anos depois, fornecida por usina própria, e pela chegada, em 1919, dos trilhos da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, facilitando o intercâmbio comercial com outras praças do Estado.

A 6 de fevereiro de 1 926, inaugurava-se a Exatoria Estadual. Compunham a população do Distrito cerca deNatal Luz em Gramado 60 famílias, com 3.500 pessoas, nos povoados de Caracol, Linha Nova, Linha Bonita, Pedra Branca, Várzea Grande, Renania, Tapera, Morro Redondo, Linha Ávila, Marcondes, São Roque, Linha Araripe, Linha 15, Linha 28, Serra Grande, Moreira Mascarenhas, Furna, Canelinha, Picada, Quilombo, Moleque, Campestre, Caboclos, destacando-se o de Canela, ponto terminal da linha férrea.

Com o correr do tempo, novos melhoramentos se sucedem: em 1930, cinema; em 1933, inauguração de um educandário católico; em 1935, construção da igreja-matriz; em 1937, instalação do Hospital Santa Terezinha; em 1948, outro hospital, e em 1951 o asfaltamento da principal rua da Cidade. Algumas industrias iniciam suas atividades e o comercio desenvolve-se. Contribui para maior projeção de Gramado o fato de ser procurado o Distrito como estação de veraneio.

Em 1948, frustra-se uma tentativa de emancipação. Em 1951, organiza-se uma comissão Pró-Melhoramentos de Gramado, constituída de três membros: Wartel Bertolucci, presidente, Hugo Daros secretario e Eusébio Balzaretti, tesoureiro. A 15 de dezembro de 1954, a Lei Estadual n.º 2.522 cria o Município de Gramado, acentuando-se o desenvolvimento, em todos os setores, e passando a formar entre as mais importantes cidades turísticas do Estado, famosa por suas belezas naturais.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Natal Luz em GramadoDivisão administrativa referente ao ano de 1911 o Distrito de Linha Nova, criado segundo atos municipais nº 72 e 80-A, de 19 de abril e 10 de novembro de 1904, pertencia ao Município de Taquara do Mundo Novo – atual Taquara.

Já em 1933, o Distrito de Linha Nova deixava de figurar no quadro territorial, surgindo o de Gramado, criado com sede em Linha Bonita (Ato municipal 80-A, de 10 de novembro de 1904), transferido para a sede de Gramado, segundo Ato municipal n.° 139 de 17 de janeiro de 1913.

Pelas divisões territoriais de 1936/37 e segundo quadro anexo ao Decreto estadual n.° 7.199, de 31 de marco de 1938, o Distrito de Gramado integrava ainda o Município de Taquara. A situação não se alterou ao ser fixado novo quadro territorial pelo Decreto estadual n.° 7.842, de 30 de junho de 1939 para vigorar no quinquênio 1939-43. Esse Decreto baixado em virtude de autorização contida no Decreto-lei federal n.º 1.307, de 31 de maio de 1939, confirmou o disposto pelo Decreto estadual n.° 7.643, de 28 de dezembro de 1938. No quinquênio 1944-48 e na divisão territorial de 1.° de julho de 1950 não houve modificação.

Por Lei estadual n.° 2.522, de 15 de dezembro de 1954, o Distrito de Gramado foi elevado a categoria de Município. Segundo divisão territorial de 1.° de julho de 1955, constituía-se do distrito único do mesmo nome, formando o termo também único da Comarca de Gramado, de 1.ª entrância, com jurisdição estendida ao Município de Nova Petrópolis.

Gramado hoje possui, aproximadamente, 32 mil habitantes. E são estes habitantes que se reúnem para transformar a cidade, todos os anos, no natal mais conhecido do Brasil.

A HISTÓRIA DO NATAL LUZ EM GRAMADO*

Natal Luz Gramado

Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisávamos encontrar uma forma de fazer com que as pessoas viessem para cá não só no inverno.

Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.

O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade? Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.

Só com as luzes não teríamos a conotação de evento, então também surgiu a ideia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começamos a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.

Natal Luz em Gramado

O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.

* Retirado do site http://www.natalluzdegramado.com.br/o-natal-luz

A NOSSA VIAGEM

Árvore Cantante

Os planejamentos da viagem para passar o Natal Luz em Gramado começaram em Agosto. E digo que ainda foi um pouco tarde, pois os pacotes, hotéis e aéreos costumam acabar cedo.
Mesmo assim conseguimos compras as passagens IDA e VOLTA (TAM e GOL) por menos de R$ 500,00. Para ser exato, R$ 467,00 IDA e VOLTA.
Ou seja, com um bom planejamento você consegue compras as passagens com ótimos preços.
As vésperas da viagem eu pesquisei preço de aéreo e a mais barata estava R$ 2.530,00 IDA e VOLTA.

Igreja de CanelaCom as passagens aéreas resolvidas, a procura agora era por hotel. Não tem como nem é recomendável fazer bate e volta Porto Alegre/ Gramado/ Porto Alegre.

E aqui vai uma dica de ouro!!! Mesmo fazendo a reserva no início do ano, os hotéis, pousadas, hostels de Gramado, já praticam um preço alto para esta época. Então procure reservar sua viagem para dias úteis. Nesse período as reservas costumam ser mais baratas.
Outra dica: se você é comerciário (filiado ao SESC) saiba que Gramado tem um hotel do SESC que não deixa a dever a nenhum hotel 5 estrelas. Hotel Sesc Gramado. Mas corra pois as reservas acabam muito rápido.

Se mesmo assim você não encontrar bons preços em Gramado, por que não se hospedar nas cidades que aCapitão Quati circundam e não praticam preços tão altos?
Foi o que fizemos. Nos hospedamos em Canela-RS, a 7 km de Gramado e com hospedagens muito mais em conta.

Ficamos, primeiro no hotel Alto da Serra muito próximo à igreja de Canela. Chalés bem aconchegantes.
Em seguida fomos para o hotel Laje de Pedra. Esse, meus amigos, sem comentários. Só vocês se hospedando. Ele é ótimo, principalmente para quem vai com crianças. A equipe de lazer e o capitão Quati vai tratar de deixa-los entretidos, enquanto os pais (avós, etc.) relaxam no SPA, piscina aquecida, caminhando pela área verde.
O único porém (sempre tem um) deste hotel é a distância até o centro de Canela e o hotel não oferecer transfer. Excetuando isso, tudo perfeito. Não dá a mínima vontade de sair de lá.

As reservas dos hotéis foram feitas no Decolar.com e no Booking.com respectivamente. Quanto ao preço, basta dizer que custou, para 03 pessoas, menos R$ 800,00 por 4 diárias.

LOCOMOÇÃO EM GRAMADO

Não tem sinal mas funciona

As passagens de ônibus POA-GRA estão custando em torno de R$ 30,85 o trecho. Os horários você pode consultar aqui.

Se chegar em Gramado é fácil, se locomover mais ainda. A cidade é  muito bem sinalizada. E a faixa de pedestres é respeitada.

Nós optamos por locar  um carro. Se você vai em grupo, ou mesmo em casal, recomendo alugar. Apesar de a cidade ser pequena, você ainda anda um pouco para conhecer uma ou outra atração.
Além disso, imagino que você não irá ficar somente em Gramado, correto?

Gramado é famosa por outra coisa: a cidade não tem sinais (semáforos). Pois é.
A cidade é rodeada de rotatórias, que funcionam muito bem.

NA ESTRADA

Natal Luz em GramadoSe você alugou um carro você pode escolher entre três rotas para chegar a Gramado. Todas com suas vantagens e desvantagens.
Pela RS-239, via Taquara-RS (124Km), pela BR-116 via Santa Maria do Herval (104Km) e pela BR-116 via Nova Petrópolis (A chamada Rota Romântica).
Independente da que você escolher, não vai conseguir fugir de uma coisa: pedágio. E pedágio caro. R$ 8,50 por carro de passeio.

Se você conhecer outra rota sem pedágio, por favor, me mande e-mail que eu posto. Nós fomos por uma rota BR-116 via Nova Petrópolis e voltamos pela RS-239 via Taquara e todas tinham pedágio.

ABSURDO: PEDÁGIO ENTRE GRAMADO E NOVA PETRÓPOLIS

Da primeira vez que fui a Gramado dirigindo passamos por pedágio também, mas este estava antes de Nova Petrópolis. Ou seja, você podia ir de Gramado a Nova Petrópolis sem pagar pedágio.
Agora eles transferiram a cancela justamente para o meio das duas cidades.
Então, se você estiver em Gramado/ Canela e quiser visitar Nova Petrópolis (e a visita vale a pena) se prepare para deixar, no mínimo, R$ 17,00 de pedágio (R$ 8,50 por passagem).
Na minha humilde opinião, uma bola fora do governo do estado que permitiu essa sacanagem com os turistas e maior ainda com os residentes.

Mais informações sobre os pedágios, veja aqui

A CIDADE LUZ

Natal Luz em Gramado

No Natal Gramado fica totalmente enfeitada para receber os turistas.
E a programação começa bem cedo: O Natal Luz este ano vai de 01 de Novembro de 2012 a 13 de Janeiro de 2013. Ou seja, tem bastante tempo para aproveitar tudo.

Igreja de GramadoPonto positivo para a sustentabilidade da cidade. A decoração é realizada utilizando garrafas pet e outros reciclável. Mas só vendo bem de perto para perceber. Muito bonito.

A programação é bem variada, mas a maior parte ocorre a noite, valorizando as luzes da cidade.
Começa com o show de acendimento da cidade.
Uma coreografia com duas bailarinas acendem a árvore, que, em seguida, se propaga pela cidade. Um show.

A Árvore Cantante é emocionante. Eu fiz um vídeo, mas ao vivo é algo emocionante, pois você está Natal Luz em Gramadocompletamente envolvido no clima de Natal.

A tarde tem a parada de Natal, com Papai Noel  e toda a trupe, passeando pela cidade. Muito lindo.
Fomos eu e Isabelly atrás de Papai Noel. Belly queria, porque queria dar um abraço em Papai Noel. E tive que suar muito, correndo atrás de Papai Noel.
Confesso, meio sem jeito, que eu também queria dar um abraço no bom velhinho. Correndo atrás dele, nas ruas lotadas e decoradas, eu me senti meio criança novamente. Sensação muito boa, por sinal.

A noite tem os shows principais, como o Navitaten e o Grande Desfile de Natal. Esses dois são pagos, mas o desfile você consegue assistir sem precisar de ingresso (porém, não numa localização tão privilegiada).Perseguindo Papai Noel

Natal Luz em Gramado

Finalmente, o mestre da festa

Natal Luz em GramadoNatal Luz em GramadoNatal Luz em GramadoNatal Luz em GramadoNatal Luz em GramadoNatal Luz em Gramado

Outras atrações existem e vão se transmutando com o passar dos meses do Natal Luz.
Em janeiro, por exemplo, temos o espetáculo da Folia de Reis. Em Dezembro A Fantástica Fábrica de Natal, e por aí vai.

São inúmeras as atrações e ficaria inviável colocar tudo neste post. Precisaria de um blog só para isso. Mas você pode consultar a programação completa, dia a dia, no site oficial do Natal Luz.

A seguir, algumas fotinhas desse local maravilhoso, além do vídeo da bailarina mais linda de Gramado e do mundo

NOSSA PROGRAMAÇÃO

Mini-mundo, Aldeia do Papai Noel, Mundo a Vapor, Lago Negro, vinícolas, mundo do Florybal, fábricas de chocolate, Casa Caracol, além da Vila de Natal, foram alguns dos locais que visitamos e recomendamos.


O Essencial

Relógio Quando ir?

De novembro a meados de Janeiro Gramado estará com o Natal Luz pronto para recebe-lo

Ninja Segurança

Gramado, Canela, são cidades muito seguras. O cuidado maior é o que se deve ter em todas as aglomerações, principalmente com crianças. Fora isso, pode levar a sua super câmera.

Ônibus escolar Como Chegar?

De ônibus inter-urbano, a partir de R$ 30,00
Horários
aqui.

Smiley com sono Onde Ficar?

Se não conseguir hospedagens a bons preços em Gramado – que tem de hostels a SPAs – você pode tentar se hospedar em Canela. Linha coletiva liga as duas cidade a preços módicos.

Prato Onde Comer?

Gramado e Canela são polos gastronômicos. O difícil é escolher. Os preços não são dos mais baratos, mas você pode economizar muito seguindo as dicas abaixo.

Polegar para cima Gramado Bom e Barato

Use e abuse das compras coletivas.
Sim, isso mesmo. Você vai economizar muito dinheiro comprando refeições 5 estrelas em sites de compra coletiva. E o padrão dos gaúchos não cai.
Por exemplo, um rodízio de fondue na pedra, com chocolate, que custa, em média, R$ 49,90 por pessoa, nós fizemos pelo mesmo preço os 3. E saímos satisfeitíssimos.

Hospedagem também entra nessa. Se você pode viajar em dias úteis, verifique nos sites. Mesmo na alta estação você pode surpreender-se.

Mas a dica de ouro é essa: os gaúchos dão valor, muito valor (e eles estão certos) ao Sal da Terra. Por isso as melhores ofertas e os melhores produtos vocês  irão encontrar em sites de compras coletivas Gaúchos!!! Atenção nesta dica!!!
E aqui vão dois sites, que comprei e deu tudo certo

http://www.lacadordeofertas.com.br/ofertas-gastronomia

http://www.horabarata.com.br/porto-alegre/promocao-e-desconto/

Boa viagem!

Boa sorte!

E FELIZ NATAL!!!


Fontes pesquisadas:

Prefeitura de Gramado
Sobre o Natal Luz
Natal Luz de Gramado
Turismo IG – Viajando de Carro nas Serras Gaúchas

R.M.

In God we trust!

Anúncios

5 comentários sobre “Feliz Natal Luz–Gramado, RS

  1. Pingback: Feliz 2012+1–Retrospectiva Rolé pelo Mundo « Rolé pelo Mundo – Around the World

  2. Você com certeza estava esperando essa data para postar essa viagem! E apois!! Descobri também a quem você puxou em ser tão bom escritor e tão minucioso nos detalhes. Parabéns a D. Carliz!!
    Linda viagem do trio legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s