Peru: Cuzco e Machu Picchu

Bom dia amigos leitores! Saudações!!!

Continuando a micro-série de posts sobre o Peru vou falar sobre a sua mais conhecida e famosa atração, a Cidade Perdida dos Incas, uma das 7 maravilhas do mundo, o paraíso dos mochileiros de todo o mundo, uma maravilha da arquitetura e da engenharia, um dos lugares que valeu a pena cada segundo da viagem: Machu Picchu.

Machu Picchu é a jóia do Peru, sua atração mais preciosa e mais visitada. Por isso um bom planejamento para visitá-la é sempre bem vindo.

Vamos a algumas dicas rápidas sobre Cuzco e Machu Picchu
Lembrando que os posts com um relato mais completo e detalhado desta expedição pode ser lida aqui


Cuzco: Portal de Machu Picchu

Cuzco é, também, uma cidade Inca. Suas casas,  hotéis e algumas construções foram erguidas em cima de parede Inca. Além disso, abriga o templo Inti (Sol) e algumas outras atrações próximas.
A cidade de 3 milhões de habitantes ferve de turistas que estão de partida para Machu Picchu, que vão de trem, ônibus, carro e até a pé.

Como é uma cidade grande, cuidados também são necessários; observe seus pertences e cuidado com batedores de carteira. Mas isso é o máximo que tem por lá.

Atrações imperdíveis em Cuzco

Já listamos algumas e fizemos até um vídeo, que você pode ver aqui.
A foto acima é da parte externa do Templo Inti, que vale  muito a visita.

  • Plaza de Armas de Cuzco
    É uma maravilha, muito bonita, principalmente a noite. Ao redor temos alguns dos melhores restaurantes da cidade, igreja e também as mais conhecidas redes de fast (trash) food.
  • City Tour
    Realmente não sou muito adepto ao City Tour, mas em Cuzco abri uma exceção e recomendo fazê-lo também. A altitude cobra seu preço e cada subida de escada e ladeira (e Cuzco tem muito) cansa como se tivesse corrido uma maratona…Enfim, no city tour você irá conhecer algumas atrações como o Templo del Sol (lindíssimo, vale a pena!!!. Estudantes pagam meia), e vai seguir para o ponto mais alto de Cuzco, além das ruínas de Saqsaywaman. Vale a visita.
    O city tour dura meia manha ou meia tarde.
  • Passeio pelo Vale Sagrado

    Este é outro passeio que não tem jeito, não dá para fazer sozinho e também vale muito a pena.
    Este tem duração de 1 dia inteiro e vai para outras cidades e outras ruínas. Informe-se na agência se está incluso o almoço no passeio.

  • Catedral de Cuzco, museus Inca e centro de atenção ao turista


    Vale a visita, é muito bonita.
    E no Centro de Atenção ao Turista é onde você irá comprar um ingresso para a maioria das atrações de Cuzco e arredores. Sai mais barato do que comprar individualmente e estudante paga meia.
    Infelizmente as atrações mais disputadas não fazem parte do pacote, então, dependendo de quantos dias irá ficar em Cuzco e quantas atrações deseja visitar, pode, ou não, ser interessante adquiri-lo.

Machu Picchu

Agora a estrela do post (aposto que muitos pularam direto para cá).

Por incrível que pareça, Machu Picchu é uma atração que você não precisa contratar por agência.
Esta você pode fazer sozinho; mas claro, querendo conforto…

Machu Picchu fica em Aguas Calientes, a alguma horas de Cuzco de trem e é um povoado bem, bem pequeno e se não fosse Machu Picchu não sei como a cidade sobreviveria, apesar das suas piscinas termais na cidade.

Chegando em Machu Picchu

Chegar em Machu Picchu não é difícil, mas requer planejamento. Não esqueça que muita gente estará indo para o mesmo lugar que você e não tem transporte para todo mundo.

Por isso é  importante comprar as passagens de trem com antecedência.
Veja mais informações aqui

Como disse anteriormente, você vai até Aguas Calientes, que não é uma cidade enorme e não tem muitas atrações além de Machu Pichu. Porém, vale passar uma noite por lá, para pegar o nascer do sol em Machu Picchu. Acreditem: é mágico. Se você estiver em Wanna Picchu (a montanha de Machu Picchu), aí é que é show.

Entrando em Machu Picchu

Há quem queira ir andando de Aguas Calientes até Machu Picchu. Eu não recomendo. Acho um esforço desnecessário para ver nada mais que estrada e plantas; e a subida é bem pesada. Quer minha opinião? Contrate um transfer. É caro, é verdade, mas tudo lá é um pouco mais caro mesmo.

A entrada em Machu Picchu custa cerca de R$ 96,00 e você também pode comprar com antecedência, porém, fica um aviso: comprando com antecedência você informa o dia certo e se não for, perde a entrada. Como no Peru – América do Sul, na verdade – os imprevistos acontecem, tenha muita segurança de que você estará lá no dia certo, para não perder o dinheiro. Estudante (aí sim, somente ISIC) pagam meia.
Outra coisa, a entrada em Machu Picchu é limitada a 2.500 pessoas por dia.
Mais informações, aqui

Li em alguns sites que na entrada já está podendo pagar com Cartão de Crédito internacional. Eu não sei se isso procede, mas mesmo assim, leve o valor em espécie, pois a máquina pode estar fora do ar e você não quer chegar tão perto e morrer na porta, não é?

Em Machu Picchu

Machu Picchu é uma cidade enorme… ok, para os padrões da época.
Então leve um bom par de tênis, com sola antiderrapante, ou tenis de treking, enfim.
Na mochila leve um lanche leve, uma capa de chuva (o tempo é bem instável), óculos escuros e protetor solar. Caso costume sentir frio, leve  um agasalho também, mas em geral o clima é bem agradável. O frio é de ar-condicionado. Tudo varia da sua sensação de conforto.
Na entrada de Machu Picchu tem um restaurante, mas dentro não.

Se você tiver espírito aventureito, pode cruzar a Ponte Inca (a ponte que dava acesso a Machu Picchu).

Uma vez em Machu Picchu, sinta-se a vontade para flanar.
Essa é uma cidade que merece ser explorada com todos os detalhes.

Bom passeio!


R.M.

In God we trust!

*Este post foi escrito ao som de Lennon, McCartney, Harrison e Starr e uma garrafa de 2 litros de água.

Anúncios

2 comentários sobre “Peru: Cuzco e Machu Picchu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s