Os Golpes nas Grandes Cidades do Mundo

Olá viajantes, saudações!

É unânime! Turista é sempre a “presa” mais fácil para golpistas e larápios das grandes cidades.
Assim como nós os reconhecemos de longe – sejam pelas roupas diferentes, pelas máquinas a tiracolo ou pelos maneirismos – os golpistas os reconhecem também.

E quando me refiro a “golpes” não falo de assaltos e sim de roubos e situações em que você não percebe que foi roubado ou só irá perceber mais tarde, como notas trocadas, batedores de carteiras, ingressos falsos.

Levante a mão quem foi ou conhece alguém que foi vítima de algum golpe em alguma cidade que visitava ou mesmo que mora? Polegar para cima

Pois é. Este que vos escreve já foi e conhece várias pessoas que foram vítimas de golpes.
O mais recente foi o caso dos amigos do Turismo Independente, que foram vítimas de um golpe em Viena, Áustria.

Segue parte do relato, retirado do blog Turismo Independente:

Quase em frente àquele prédio com a bandeira do Brasil, um rapaz com um mapa na mão nos perguntou onde ficava o Belvedere. Dissemos que ele estava perto, bastavam poucos passos rua acima. Foi quando chegaram dois senhores mostrando uma identificação policial e pedindo os passaportes de nós três. Mostramos os documentos e eles começaram a falar sobre tráfico de drogas, batedores de carteira, dinheiro falso etc. Perguntaram se estávamos com muito dinheiro e pediram para ver.

Nós três mostramos, eles pegaram o dinheiro e devolveram rapidamente. E rápido também foram para subtrair algumas notas sem percebermos. Agora, escrevendo o blog, eu penso: como fui idiota. Que policial no mundo pede pra ver seu dinheiro? Recomendaram-nos cuidado, se despediram e saíram. O outro rapaz, o falso turista perdido (pois tenho certeza que ele era comparsa dos outros dois) continuou perguntando informações turísticas e depois foi embora. Na mesma hora conferimos o dinheiro e vimos que estavam faltando alguns euros.

Tudo aconteceu muito rápido. O falso policial não parava de falar, gesticular, tudo para nos distrair. A gente se preocupa com batedores de carteira, em não deixar a mochila vulnerável etc., mas se esquece que existem esse e outros tipos de golpes. E como a gente não está esperando este tipo de interpelação, acaba caindo que nem patinho

Relato completo em http://turismoindependente.wordpress.com/2012/11/12/ferias-2012-austria-dia-1/

Observem a prestidigitação. É tudo tão rápido e sem violência. O larápio te leva a crer que você está sendo ajudado ou está ajudando de alguma maneira.

Mas como não cair “que nem patinho” nesses golpes? Como saber quando estão aplicando ou tentando aplicar um golpe em você? Como ser um nativo na cidade que você visita?

Eis que um inglês, para lá de corajoso (maluco) teve a ideia de, deliberadamente, se submeter aos golpes nas principais cidades do mundo, filmar tudo com câmeras escondidas, para mostrar como funciona e como não ser uma vítima (tão fácil) destes golpes.

Ele se passa de pato, cai em todas, mas depois – pasmem! – conta que estava tudo sendo filmado e fica “amigo” dos bandidos.

O programa se chama, no Brasil, Capitais do Delito, e passou no Nat Geo.

A seguir coloco os que encontrei disponíveis na Internet, começando pela cidade campeã de golpes do programa (infelizmente é…): Rio de Janeiro

Capitais do Delito: Rio de Janeiro

Outra cidade que está muito em evidência e que não escapou do nosso investigador foi Istambul, na Turquia;

Eis a Turquia que a Globo não mostra

Capitais do Delito: Istambul

Queridíssima dos Brasileiros, nossa hermana e vizinha Buenos Aires também não escapou.

Veja os principais golpes na capital Portenha e como não ser vítima deles.

Capitais do Delito: Buenos Aires

Vai visitar a Espanha? Melhor ver esse vídeo antes.

Capitais do Delito: Barcelona

E que tal um retiro espiritual na Índia?
Só não recomendo ficar doente por lá…

Capitais do Delito: Deli

E você achava que os Estados Unidos, o país perfeitinho, com a melhor polícia do mundo ficaria fora dos golpistas? Pois veja essa:

Capitais do Delito: Las Vegas


Então é isso meus amigos.

Lembrando que o intuito do post não é deixar você com medo de viajar ou desestimulando a conhecer tais cidades, em absoluto.

A ideia é que você viaje e curta bastante a cidade que visita, mas já preparado para àqueles que tentarem se apropriar do alheio.

Boa viagem!

R.M.

In God we trust!

2 comentários sobre “Os Golpes nas Grandes Cidades do Mundo

  1. Será q o Sr. responsável por esse excelente instrumento de comunicação e informação -entre outros adjetivos ( p não encher muito a bola) – esqueceu de atualizar seu blog? Ficamos muito tristes! Já foram mais de 30 dias sem novas postagens!! Nunca mais tive a oportunidade de realizar viagens incríveis através desse blog! A culpa é de quem?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s