Música, Amigos e Viagens

Salve amigos, saludos!

Música, amigos e viagens… será que tem alguma conexão?
A opinião poderá mudar de pessoa para pessoa, mas para este modesto blogueiro, estes são indissociáveis . Eu não imagino uma viagem sem amigos (ou sem fazê-los durante) e sem música.

Aliás, a seleção das músicas que irão me acompanhar nas viagens está na TOP 10 da minha 2DO List (lista à fazer) de qualquer viagem.

Posso esquecer a câmera (compro uma descartável), roupas, tudo pode ser substituído.
Mas quando você está, em um ônibus lotado, onde o sistema de tevê a bordo é uma espécie de show de calouros mexicano de 1970, ninguém ao seu lado fala a sua língua, tampouco querem papo com você, e ainda restam 20 horas de viagem… aí, amigo´viajante, aí você coloca um par de minúsculas caixinhas acústicas auriculares, aperta o play do seu gadget, e aquele mundo se transforma…. de repente você está com Belchior, Astrud Gilberto, Teatro Mágico, Los Hermanos, Depeche Mode, Dominguinhos, ou quem mais tu queiras, aí a viagem transcorre na maior alegria, aí tu descansas.

O ilustre deputado Marco Feliciano (sim, aquele mesmo da “cura gay”), deu uma ótima demonstração do poder da música durante uma viagem.

Observem:

Viram? Este é o poder da música.
Será que ele estava ouvindo Mamonas Assassinas??? Hummmm…. Smiley surpreso

A música tem esse poder de nos enviar àquele momento especial, àquele lugar, àquela festa.
”Robocop Gay” dos Mamonas Assassinas, por exemplo, trará boas (ou não) lembranças ao Feliciano.

http://rolepelomundo.worpress.com

E quando meu amigo Sonekka, que eu conheci no intercâmbio que fiz à Irlanda no ano passado, disse-me que estaria em João Pessoa fazendo uma participação especial em uma parceria musical com Marta Nascimento, eu não tive como dizer que não ia. Afinal, já fazia mais de 1 ano que não nos víamos. E se cruzamos oceanos para nos conhecer, como não cruzaria uma BR para nos rever?

Junto com César Rocha, nos três viramos a Irlanda e seus maravilhosos Pub’s. Foram dias maravilhosos, todos relatados à época, em tempo real, e você pode conferir aqui.

Assim que pude, corri para João Pessoa.
Nos encontramos na famosíssima e belíssima Praia do Jacaré.

Infelizmente perdi o show, mas ganhei uma coisa melhor que foi o convite dos artistas para um sarau musical.

Mas e o que é um sarau?

“Um Sarau consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.”

Mas esse é o pote de ouro para qualquer fã. Imagine um show sem roteiro, sem ter hora para terminar, na completa informalidade, só você e o seu artista, na maior intimidade, ouvindo a história daquela música que você tantas vezes ouviu… nossa! É demais. Foi demais. Foi bom demais!

Naquela noite, além do novo trabalho do meu amigo intérprete e compositor Sonekka, conheci e me apaixonei de imediato pelos trabalhos de Marta Nascimento, Gilberto Nascimento, Américo Ereno, Humberto Almeida, M.A e outros que, perdoem, esqueci de anotar na memória permanente.
Foi uma overdose música da melhor qualidade.
Uma noite para rememorar.
E por isso não podia deixar de registrar essa viagem aqui; essa viagem musical.

https://rolepelomundo.wordpress.com

Me emocionei com algumas músicas, vozes, que soavam verdadeiros anjos, instrumentos com detilhados tão perfeitos, que parecia ser até fácil de fazer… que nada. Tome anos de estudo.

Foi uma noite que teve de tudo, sempre do bom e do melhor.

Até me atrevi a dar uma cantadinha… ai, ai, ai… só com muito uísque para eu achar que poderia cantar ao lado dessas feras. Mas eles foram legais, me deixaram terminar a música. rssss

theatrical-masks-19039381E fica aqui esse registro e um super-muito-obrigado pela oportunidade de participar do sarau, de rever o Sonekka, de conhecer seus amigos artistas talentosíssimos e também pelo apoio, o carinho e a atenção que recebi durante toda a viagem, muito obrigado, de verdade.

Mas também quero registrar que fico um pouco triste com a constatação de ver o tanto de talentos que temos aqui, dentro do nosso país, por vezes nossos vizinhos, mas o mercado fonográfico só busca músicas medíocres, sem conteúdo, sem poesia, mas que farão dinheiro rápido; músicas descartáveis.
Por quanto tempo será assim?

Não sou purista, aviso logo, eu também escuto lixo, é verdade.
Não dá, por exemplo,  para colocar Bach para tocar em um churrasco ou Metallica em um concerto (se bem que eles já fizeram esse mix e o resultado ficou muito bom).

Enfim, entendo que tem, sim, hora para todo o tipo de música e que todas, boas ou ruins, tem a sua hora e o seu lugar.

Mas acontece que na vida real não é assim.
Na cidade onde moro, existem 14 emissoras de rádio FM.
Destas, 8 quase que simultaneamente, tocam as mesmas músicas que são as músicas “da moda”. É desesperador, pois não adianta mudar a estação; se não estiver tocando, será a próxima.
De música gringa só temos a Mix FM e a Jovem PAN.
E que abre espaço na programação para a música de artistas independentes, locais ou não, só temos uma: a Universitária FM.

“Aí você coloca um CD”, você me diz. É, eu posso fazer isso; mas eu quero conhecer artistas novos, novas músicas, abrir meu leque, meus horizontes musicais, como abri nesse sarau maravilhoso .

Seria muito bom se as rádios abrissem seus espaços, uma hora que fosse, para dar voz aos artistas locais. Aliás, em entrevista que ouvi de Zeca Baleiro, ele disse que bateu em várias rádios com seu trabalho e só o ficavam empurrando, até que uma deu chance para ele.

E para conhecer o trabalho dos maravilhosos artistas que citei neste post – garanto, vale muito a pena – clique nos links abaixo. Ah, só lembrando: este blog não é um blog comercial (até queria que fosse, mas ainda não descobri como Smiley mostrando a língua) então eu só escrevo sobre o que eu experimento e realmente confio que vale a pena compartilhar, beleza? Não estou fazendo Merchant, estou apresentando e recomendando o trabalho deles (se é que vocês ainda não conhecem), como já fiz de serviços, hotéis, etc. blza? Então vamos lá:

Contatos

Anotação Sonekka
Email    
sonekka@sonekka.com.br

O último trabalho está na rede, no site http://cisma.sonekka.com.br

Rosa vermelhaAnotação Marta Nascimento AnotaçãoRosa vermelha

 Email    martanascimentoblog@gmail.com

 Telefone    www.martanascimento.com.br


É isso, amigos, espero que tenham gostado.

Este post foi escrito com um copão de Coca-Cola (é segunda-feira; ops, agora terça) ao som de… Preciso dizer?  Smiley piscando

Até a próxima!

Abs!

R.M.

In God we trust!

2 comentários sobre “Música, Amigos e Viagens

Deixe uma resposta

