Um rolé pela Praia de Canoa Quebrada – CE

Salve, salve viajantes! Saudações veraneias.
Sim, eu sei, ainda estamos na Primavera, mas esqueceram de dizer isto para o clima. O sol e o calor estão castigando anunciando que o verão desse ano promete muito calor. Então separem o protetor solar, a água de coco e um bom chapéu porque estamos em Canoa Quebrada, no grande estado do Ceará, terra de autoridades brasileiras como Belchior, Fagner, saudoso Chico Anísio, Antônio Conselheiro, meu padim, padim Cícero e o ilustre professor Galileu (meu professor de mestrado) Smiley mostrando a língua

Símbolo de Canoa Quebrada

Canoa QuebradaCanoa Quebrada pertence ao município de Aracati e é bem velhinha, foi fundada em 1650 por índios da região, mas só começou a ficar conhecida depois que cineastas franceses fizeram a divulgação da descoberta e daí por diante o turismo só foi crescendo na região.

A Meia-luaEstrela símbolos de Canoa Quebrada, começou como colares e brincos feitos para vender aos turistas pelo artesão Chico Eliziário, que se inspirou no céu de Canoa para criar os símbolos.
Tempos depois, junto com o amigo Carlos Limaverde, esculpiu os mesmos símbolos nas falésias, imortalizando-os e tornando a marca de Canoa Quebrada.

Sem querer bancar o eco-chato uma das coisas que me entristeceu  foi verificar que visitantes (ou mesmo habitantes) menos conscientes e educados resolveram também deixar “a sua marca” nas falésias, riscando e depredando as mesmas. Além de ser esteticamente feio o cidadão corre riscos ao fazer isso, que aparentemente é inofensivo.

Acesso

Chegar em Canoa Quebrada não é das tarefas mais difíceisMapa de Canoa Quebrada (como Jericoacoara, por exemplo), mas a sinalização e a estrada não ajuda muito não.
O melhor caminho é pela BR 304, vindo de Mossoró (94Km) ou de Fortaleza (166Km), depois entrar na CE 371. E é aí que a sinalização peca.
Até a entrada da CE 731 tem sinalização informando o caminho para Canoa Quebrada, mas depois que entra na CE 371 acabou a sinalização.
Nós mesmos continuamos em frente, até o fim da rodovia e fomos chegar em Majorlândia, a praia vizinha. Existe uma entrada, uma rua bem estreita que nós perdemos e tivemos que voltar todo o caminho.
A estrada não é das melhores mas também não é tão ruim assim.

Os mais aventureiros podem ir pela beira mar. Existem até passeios especializados saindo de Natal e Fortaleza até Canoa Quebrada em veículos 4×4. Eu (ainda) nunca fiz. Quando fizer venho dizer como foi. Preciso dizer que NÃO dá para fazer com carro de passeio?

Uma vez em Canoa Quebrada, o que fazer?

Na boa? Não tem muito o que fazer não. Assim, tirando o trivial de qualquer praia (sol, mar, cerveja, frutos do mar, caminhada, mais cerveja) as duas novidades que encontrei em Canoa Quebrada foram voo de parapente e um fantástico por do sol nas dunas.

DSC04724-800x600_thumb.jpg DSC04729-800x600_thumb.jpg DSC04829-600x800_thumb.jpg DSC04834-800x600_thumb.jpg DSC04722-800x600.jpg

Aliás, o voo de parapente é algo que vale a pena em Canoa Quebrada. Não é como pular de paraquedas, mas garanto que aproveita bastante e tem uma ótima vista da praia. Falo por experiência. Smiley de boca aberta

Por do Sol de cartão postal

O que fazer a noite?

A grande maioria das boates e restaurantes estão na BroadwayNoite de Canoa Quebrada. Sim, Broadway!!! A rua mais movimentada de Canoa Quebrada é onde tudo acontece, especialmente a noite.
O legal na Broadway de Canoa é que tem música para todos os gostos. Em um bar está tocando reggae, em outro forró, em outro pop e assim vai. Então se você enjoar de um som é só andar duas casas e entrar no próximo bar. Smiley de boca aberta
A noite em Canoa Quebrada (geralmente) não é monótona. Ok, tirando o “geralmente” dos parênteses e explicando, os próprios nativos me disseram que os bares, boates, só funcionam de quinta a sábado. E, gente… faz sentido. A praia não é muito grande, não é um povoado gigante. Segundo o site Portal Canoa Quebrada são pouco mais de 4.052 habitantes.

DSC04797-800x600_thumb.jpg DSC04800-800x600.jpg DSC04801-800x600_thumb.jpg DSC04788-800x600_thumb.jpg DSC04791-800x600.jpg

Canoa Quebrada é cara?

Preços de Canoa Quebrada

Pergunta difícil de responder porque os conceitos diferem o que é barato para você pode ser preço justo para mim ou vice-versa. Eu não achei nenhum absurdo.

Achei os preços compatíveis com outras praias que já visitei.

Mas claro que tem lugares que são TOP e preços idem.

Um pouco mais sobre Canoa Quebrada

APA Mapa da Praia A Lua e a Estrela O Povoado

E por fim, vale a pena conhecer?

Nossa, se vale. É uma praia muito bonita, com suas curiosidades e cultura, culinária boa e povo muito acolhedor, que sabe receber o turista. Vale a visita com certeza.

Por do Sol

Então é isso, vou terminando por aqui, se vocês tiverem outras dicas e maiores informações sobre Canoa Quebrada vai colocando nos comentários. Com certeza será de grande valia para mim e outros viajantes.

Até a próxima!

R.M.

In God we trust!

Post escrito ao som de Adriana Calcanhoto e o grande Belchior

Um comentário sobre “Um rolé pela Praia de Canoa Quebrada – CE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s