Ganhe tempo na imigração dos Estados Unidos

Uma das coisas que mais irrita o viajante é ter que fazer a bendita imigração (autorização de entrada no país) ao chegar no país.
A preocupação com a conexão de voos, aluguel de carro, reunião de trabalho ou mesmo o cansaço de horas de voo, uma noite mal dormida, fome, crianças aperreando para ver o Mickey… Enfim, inúmeros são os motivos para querer pular ou adiantar esta etapa.
E se eu disser que existe uma maneira de “furar a fila a da imigração” e adiantar bastante esse processo, evitando minutos preciosos na fila da imigração? Legal, não?

Antes de escrever este post procurei em vários sites e blogs especializados em viagem e não encontrei nada falando a respeito, então, como na Internet nada se cria, tudo se copia, os posts que vierem em seguida em sites famosos, já sabem de onde veio a “inspiração”. Smiley de boca aberta

Modéstia a parte, vamos ao que interessa e que trouxe você aqui: como pular a fila da imigração dos Estados Unidos


Se você viajou aos Estados Unidos depois de 2015 está sabendo que o formulário de imigração I-94 em papel foi substituído por um eletrônico, preenchido no momento da sua entrevista de entrada. E com isso o U.S. Customs and Border Protection – órgão responsável pelas fronteiras dos Estados Unidos – pode automatizar o processo e disponibilizou máquinas de autoatendimento para VOCÊ fazer a sua imigração, uma espécie de imigração self-service. Rsss.

Esse serviço é chamado de Automated Passport Control (APC) ou Controle Automatizado de Passaporte.

A seguir coloco dois vídeos que explicam como chegar até o APC e como utilizar o autoatendimento. Em seguida vou explicar passo a passo para tirar todas as suas dúvidas.

Como chegar até as máquinas de controle de passaporte

 

Como utilizar o Controle Automatizado de Passaportes

Apesar de este vídeo ser no Aeroporto de Miami, o processo é o mesmo para qualquer aeroporto que apresentar esta facilidade, já que a máquina é a mesma.

Então vamos lá, passo a passo:

Antes de mais nada, eu posso usar o APC?

Excelente pergunta. E a resposta é: depende. Sim, depende. Existem algumas restrições, mínimas em se tratando de Estados Unidos e sua segurança com fronteiras, mas elas existem. Então, vamos a elas.

Requisitos para usar o APC

Você está elegível para usar o APS se você:

  • For residente permanente nos Estados Unidos
  • For cidadão americano ou canadense
  • Possuir um visto do tipo B1 ou B2 (Negócios ou Lazer)
  • Possuir uma autorização de viagem (ESTA)
  • Tiver visitado os Estados Unidos pelo menos uma vez desde 2008
  • Possuir familiar que mora nos Estados Unidos e este será o mesmo endereço durante a sua permanência nos Estados Unidos

Lembrando que não você não precisa ter TODOS estes requisitos. Apenas UM é suficiente. A maioria dos turistas brasileiros viajam aos Estados Unidos com visto B1/B2, então só isso já é suficiente.

Agora que já temos a excelente notícia de que você é elegível para o fura-fila da imigração, vamos procurar as maquininhas maravilhosas.

Encontrando o APC

Procure estas placas

 

Assim que você desembarcar, vai seguir aquela multidão para a fila da imigração; Só que diferente dos demais, você não vai sofrer da síndrome do Estouro da Boiada, ou seja, seguir na mesma direção que todos, sem se questionar, porque você leu aqui no blog que tem a opção de “furar a fila”, então, enquanto a maioria está indo para aquela fila interminável, você olhará para cima e ira procurar as placas que informam onde estão os Automated Passaport Control Kiosk ou APC Kiosk

Procure estas placas

Sim, eu sei que a tendência é seguir a multidão, especialmente se já entramos nos Estados Unidos dezenas de vezes e sempre foi assim, por que iria fazer diferente desta vez? Mas desta vez vamos fazer diferente? Afinal, quem não arrisca…

Então, você encontrou as placas e já deu de cara com um oficial da imigração. Bem, não se preocupe, ele está ali justamente para te auxiliar nos processos de uso da máquina (embora as instruções sejam claras e em vários idiomas, português inclusive).

Assim que você entrar você vai encontrar várias destas máquinas e não estranhe se não vir ninguém ou pouca gente usando. Como falei é uma coisa relativamente nova e mesmo os que conhecem ignoram, por motivos diversos.

Global Entry. Não use se não for elegívelAtenção: você também irá encontrar placas e terminais da Global Entry. Não vá para este terminal! Não use estas máquinas a menos que você seja elegível. Vou falar sobre elas em outro post; por enquanto vamos nos concentrar no APC.

 

 

Iniciando o Processo de Imigração no APC
Importante: Se estiver viajando com a família, todos devem seguir para o mesmo terminal. O processo será feito na mesma máquina.

Primeiro de tudo, selecione o idioma desejado. Observe que tem “Português” disponível.

 

Selecione o Idioma

 

A seguir irá aparecer um questionário (o mesmo que você preenchia em papel o I-94) que você deve ler com atenção e responder honestamente. Por que responder honestamente? Bem, porque se mentir em formulário de imigração é crime grave e se você for pego podem até impedir a sua entrada nos Estados Unidos. Se não quiser ter problemas não minta, mas também respeite as regras de imigração. Por exemplo: é proibido entrar no país com frutas in natura. E no questionário te perguntam isso. Se responder que “sim” é certeza que sua bagagem será inspecionada e vão jogar suas frutas no lixo. Até aí tudo bem, pois você respondeu sim. Responda não (estando com as frutas) e além de jogarem o que estiver levando no lixo ainda vais ter que pagar uma multa. Mais sobre restrições na aduana americana você pode ler neste link.

Responda as perguntas

Show! Você preencheu o questionário direitinho, agora é a hora de selecionar o tipo do seu formulário de entrada

Selecione a opção que se aplica ao seu caso

Neste formulário você vai escolher a opção que se aplica ao seu caso. Aqui não tem resposta certa, vai variar de caso para caso, embora, como falei antes, a maioria dos brasileiros que viajam aos Estados Unidos são portadores do visto tipo BI (negócios) ou B2 (turismo), mas se você for tripulante (C1/D) ou estiver com visto de passagem pelos Estados Unidos – border crossing card – (quando os Estados Unidos NÃO É seu destino final. Você vai fazer uma conexão para o Canadá, por exemplo), selecione a última opção neste exemplo.
Os passos que vou descrever a seguir são somente para os usuários que selecionaram a última opção. Mas se você está enquadrado nas outras três, amigo, gostaria de estar no seu lugar. Especialmente no primeiro caso.

Abra o seu passaporte na página do Visto

Agora é hora de scannear seu visto. Abra seu passaporte e procure a página do visto e coloque no local indicado,coma página do visto virada para baixo e para dentro da máquina, pressionando firmemente para baixo até o sistema realizar a leitura.

Aguarde a leitura

Confirme as informações

Verifique e confirme as informações que serão mostradas no terminal

Selecione o motivo principal da sua viagem

Agora é a hora de informar o motivo principal da sua viagem: Negócios, Turismo ou Outros

Escolha uma das mãos para a leitura das digitais

O passo seguinte é a leitura das digitais. Você escolhe qual a mão deseja que seja feita a leitura: esquerda ou direita clicando na imagem correspondente.

Crianças abaixo de 14 e adultos acima de 79 não precisam

Passageiros abaixo de 14 anos e mais de 79 não precisam ter as digitais scaneadas.

Coloque os dedos, sem o polegar

Coloque os dedos da mão indicada. Observe que neste momento NÃO é para colocar o polegar. Aguarde até todas as bolinhas ficarem com a luz verde, indicando que a leitura foi realizada com sucesso.

Aguarde a foto

No passo seguinte, será feita uma fotografia sua. A máquina irá se ajustar a sua altura automaticamente. Mantenha os olhos para a câmera e prepare-se para a foto. Xiiiiissss! Lembre-se de retirar óculos, chapéus, cachecóis ou qualquer outra coisa que possa impedir ou dificultar a sua identificação.

 

Outros membros da família com você?

Se estiver viajando com outros membros da família, clique em SIM e repita o processo, desta vez com os documentos de cada viajante que te acompanha.

Repita o processo para os demais viajantes que te acompanham

Lembrando que os menores de 14 anos precisam fazer o processo só não será necessário ler as digitais.

Confirme as informações

Responda SIM para dizer que as informações que você prestou são verdadeira e estão corretas ou NÃO se algo estiver incorreto e precisar fazer alterações.

Verifique e confirme o voo de chegada

Informe manualmente o voo de chegada

Está quase acabando… Agora você precisa informar os dados do seu voo de chegada. O sistema irá colocar uma sugestão e se estiver correto clique em SIM se não, clique em NÃO e informe manualmente os dados do seu voo.

Retire o seu(s) recibo(s) e pronto!

Acabou!

E acabou!!! Aguarde a impressão do seu recibo e dos demais membros da família, se for o caso, junte-os ao passaporte e dirija-se à saída onde você deverá apresentar a um oficial da imigração.

Aqui cabe mais uma informação. No recibo terá a sua foto. Se na sua foto tiver um X isso quer dizer que você poderá ter que passar pela entrevista para prestar alguma informação adicional. Mas não se preocupe: existem guichês exclusivos para quem usou o APC e as perguntas são as de praxe (quanto tempo vai ficar, está trazendo dinheiro…etc, etc).

Nesta última vez que viajamos e usamos o APC o guinche estava vazio, fomos direto para lá e só demos tchauzinho para quem estava enfrentando a fila. Acho até que pensaram que éramos famosos ou diplomatas, dada as expressões de “como assim? Jáaaa!???” de muita gente na fila. Rssss


Então é isso amigos viajantes, espero que estas dicas te ajudem a furar a fila da imigração e te dê alguns minutos a mais para resolver aquelas coisas urgentes (como ir correndo ao banheiro).

Se ainda tiverem dúvidas, podem colocar aqui nos comentários e terei o maior prazer em responder. E se usou a dica, coloca aqui nos comentários também, para incentivar os outros viajantes.

Obrigado a todos pela leitura e até a próxima!

Abs.

R.M.

In God we trust!

Post escrito ao som de Pearl Jam, Led Zeppelin e Yo-Yo Ma acompanhado de uma boa xícara de café.

Anúncios

10 comentários sobre “Ganhe tempo na imigração dos Estados Unidos

  1. Olá, adorei as suas dicas! Tenho uma duvida, estamos indo em 5 pessoas, meu namorado, minha enteada e os meus sogros, os unicos que moram no mesmo endereço são os meus sogros. Na entrevista para o visto passamos todos juntos no mesmo guiche, podemos fazer todos juntos ou teremos que fazer separados???

  2. Já usei 4 vezes o quiosque e todas as vezes o recibo sai com um X.
    Você sabe se nós Brasileiros que precisamos de visto sempre o recibo vai sair com X?
    Para minha esposa que possui passaporte Europeu não saiu com X no recibo.

    • Olá William, obrigado pelo comentário.

      Como alguns países da Europa tem acordo bilateral com os Estados Unidos e assim isentos de visto o que não acontece com nós, brasileiros, é possível sim que haja uma regra para verificação mais rígida para o Brasil, mas oficialmente não encontrei nada nos sites da imigração Americana.

      Obrigado!

      R.M.

      In God we trust!

    • Olá, obrigado pelo comentário.

      A máquina se ajusta a altura, mas neste caso em específico eu não sei lhe dizer. Recomendo consultar o oficial dá imigração.

      Se puder depois dar o retorno para o blog sobre o procedimiento con crianças, agradeço muito e já ajudaria os próximos viajantes.

      R.M.

      In God we trust!

  3. Olá, tenho uma dúvida: meu passaporte que contém o visto está vencido então viajarei com dois passaportes, um válido e o que tem o visto, neste caso, eu conseguirei usar esse quiosque também?

    • Olá Carolina, obrigado pelo comentário. Excelente pergunta essa a sua, esqueci de abordar esse caso. Este foi exatamente o meu caso. Eu viajei com dois passaportes: um com o visto e outro com validade superior a seis meses. Então sim, da para usar sim, pois a página que vai scanear é a do visto.
      Obrigado e boa viagem!
      R.M.
      In God we trust!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s